Interessados devem preencher o formulário de inscrição e entregar presencialmente em um dos postos do IBGE até o dia 1º de agosto
Foi publicado nesta quinta-feira (28), o edital do concurso IBGE (PSS) para provimento de 15.075 vagas para Recenseador. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição e entregar presencialmente em um dos postos do IBGE, até o dia 1º de agosto. A participação é gratuita!
Ao preencher o formulário, o candidato deve considerar apenas a titulação acadêmica de maior pontuação, visto que diferentes pontuações não são cumulativas.
Os servidores serão contratados pelo prazo de três meses, podendo ser prorrogado. Já a jornada de trabalho é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no Treinamento.
Edital IBGE recenseador: informações gerais
Quais os requisitos para recenseador?
Confira os requisitos exigidos para os interessados em ingressar no edital do concurso IBGE (processo seletivo) para a função de recenseador, que exige nível fundamental:
- Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta;
- Ter acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico;
- Ter acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores censitários e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores
- Capacidade de locomoção para execução dos trabalhos;
- Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coletas durante a realização de entrevista; e
- Agilidade para cumprir determinadas tarefas nos prazos exigidos.
Quanto ganha um recenseador?
A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais).
Simulador de remuneração recenseador
O que faz um recenseador?
O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador.
Edital IBGE recenseador: etapa de títulos
O concurso IBGE para recenseador será realizado através de uma única etapa, sendo esta de avaliação de títulos. A análise de títulos terá caráter classificatório, valerá até 10 pontos, e será realizada de acordo com a pontuação pré-estabelecida:

À época da contratação, o candidato deverá comprovar o título informado no ato da inscrição com a seguinte documentação:
- a) Para comprovação do ensino fundamental completo será aceito o diploma ou certificado/declaração (este último acompanhado obrigatoriamente de histórico escolar) de conclusão do curso.
- b) Para comprovação do ensino médio incompleto será aceita a declaração (acompanhada obrigatoriamente de histórico escolar) da instituição de ensino que permita identificar em qual situação o candidato se encontra.
- c) Para comprovação do ensino médio completo será aceito o diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso.
- d) Para comprovação do curso de graduação (ensino superior) incompleto será aceita a declaração da instituição de ensino que permita identificar em qual período (semestre/ano) e curso o candidato se encontra. No caso de trancamento de matrícula ou abandono de curso, será aceita a declaração da instituição de ensino que permita identificar quais períodos e curso(s) o candidato frequentou.
- e) Para a comprovação da conclusão do curso de graduação (ensino superior) completo será aceito diploma ou certificado/declaração de conclusão do curso (com data da colação de grau). Este último acompanhado obrigatoriamente de histórico escolar que permita identificar o número de créditos obtidos, carga horária, as disciplinas cursadas e notas obtidas de conclusão do curso
O resultado preliminar da análise de títulos do concurso IBGE será divulgado no dia 02 de agosto, enquanto que a decisão final será anunciada no dia 10 do mesmo mês.
Edital IBGE recenseador: sobre a contratação
No ato da contratação, o candidato aprovado deverá apresentar original (ou cópia autenticada) da seguinte documentação:
- a) Documento de identidade;
- b) Título de Eleitor;
- c) Certidão de Quitação Eleitoral;
- d) Certificado de Reservista, alistamento militar constando a dispensa do serviço militar obrigatório ou outro documento hábil para comprovar que o tenha cumprido ou dele tenha sido liberado, se candidato do sexo masculino;
- e) Comprovante de inscrição no PIS/PASEP, se possuir;
- f) Comprovante de Residência;
- g) Comprovante de naturalização (no caso de estrangeiro naturalizado);
- h) Comprovante de que está amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses
Fonte: Estratégia Concursos