>> Garanta seu Planejamento de Estudos clicando aqui <<



O Departamento Nacional de Produção Mineral – (DNPM) protocolou junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) o pedido para realização de concurso público para provimento de pessoal. Desde o dia 16 de março o processo encontra-se concluído no setor de Demandas de Expedição na COAST-SEGRT/COAST-SEGRT/SEGRT do referido Ministério. Com isso, espera-se que em breve divulguem mais notícias acerca dessa possível seleção.

Sobre o órgão

O DNPM é uma autarquia federal criada pela Lei nº 8.876, de 2 de maio de 1994, vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). O orgão tem prerrogativa de personalidade jurídica de direito público, com autonomia patrimonial, administrativa e financeira — com sede e foro em Brasília, é  circunscrito em todo o Brasil.

O DNPM tem por finalidade planejar e estimular a exploração e aproveitamento dos recursos minerais, além de superintender as pesquisas geológicas, minerais e de tecnologia da área. Ademais, tem como missão assegurar, controlar e fiscalizar o exercício das atividades de mineração em todo o território nacional, na forma do que dispõem o Código de Mineração, o Código de Águas Minerais, os respectivos regulamentos e a legislação que os complementa.

 

Último Concurso

Realizado em 2010 pelo Instituto Movens, que foi a banca organizadora, o concurso anterior ofertou 256 oportunidades para lotação em vários estados brasileiros. As vagas eram para os postos de Analista Administrativo (Administração, Biblioteconomia, Contabilidade, Direito, Gestão de Pessoas e Manutenção Predial), Especialista em Recursos Minerais (Auditoria Externa, Desenvolvimento e Economia Mineral, Engenharia de Minas, Geologia, Geologia e Mineração, Química e Tecnologia da Informação Mineral), Técnico Administrativo (Administração e Contabilidade) e Técnico em Atividade de Mineração (Agrimensura e Topografia, Geologia e Mineração e Manutenção de Banco de Dados). Para os cargos de Analista e Especialista era necessário possuir o nível superior completo, enquanto que para os empregos de Técnico exigia-se  nível médio ou técnico de acordo com a área pretendida.

O certame foi composto por provas objetivas e discursivas (de caráter classificatório e eliminatório) para os cargos de nível superior e provas objetivas (de caráter classificatório e eliminatório) para as carreiras de nível médio/técnico.

Confira o edital do Concurso DNPM 2010 aqui.

Fonte: Estratégia Concursos

Chat online