>> Garanta seu Planejamento de Estudos clicando aqui <<



Na manhã do dia 9 de março, o Ministério da Educação anunciou uma série de mudanças no ENEM 2017. De acordo com o MEC, as mudanças foram feitas a partir de uma consulta pública com mais de 600 mil pessoas, onde cerca de 63% dos participantes votaram para a aplicação do ENEM ser realizada em dois domingos e recusaram a possibilidade de realização da prova pelo computador.

Para você não ficar de fora das novidades do ENEM, resumimos abaixo as mudanças realizadas para a prova deste ano!

Sobre a prova:

  • Serão realizadas em dois domingos consecutivos, dia 5 e 12 de novembro de 2017
  • No primeiro domingo, dia 5, serão realizadas as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias. Terá duração de 5 horas e 30 minutos
  • No segundo domingo, dia 12, serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias. Terá duração de 4 horas e 30 minutos.
  • A partir desta edição, os candidatos receberão cadernos de questões e cartões de resposta identificados com seu nome e número de inscrição.

Certificado para Ensino Médio:

  • A partir de agora, o certificado para o ensino médio volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), em parceria com estados e municípios.

Isenção de taxa e inscrição:

  • Concluintes do ensino médio de escolas públicas e pessoas contempladas pela Lei 12.799/2013, que versa sobre o assunto serão beneficiados com a isenção. Agora, também passam a ser beneficiados os cadastrados no CadUnico junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária.
  • Agora, o candidato precisará informar, ao se inscrever, seu número de Identificação Social (NIS).
  • Solicitação de tempo adicional para atendimento especial deve ser solicitada na inscrição

“A partir de 2017, o participante que obtiver a isenção do pagamento da taxa de inscrição e não comparecer para a realização das provas perderá o benefício da gratuidade para o Enem 2018, caso queira usá-lo. A não ser que justifique ausência por meio de atestado médico ou documento oficial que comprove a impossibilidade de comparecimento. Não haverá mais justificativa por autodeclaração.”

Fonte: Estratégia Concursos

Chat online