>> Garanta seu Planejamento de Estudos clicando aqui <<



Nesta terça-feira, 4 de abril, o Tribunal Superior do Trabalho divulgou o projeto básico do Concurso TST 2017 para o provimento dos cargos de Técnico e Analista Judiciário. O projeto antecede a escolha da organizadora do certame e divulgação do edital.

A escolha da banca e lançamento do edital, segundo cronograma descrito no projeto base, deveria ter sido realizado no mês de março, com provas previstas para junho. Com o atraso de um mês, o edital deve ser publicado ainda este mês com provas previstas para julho!

Com remuneração inicial de R$ 6.167,99 e R$ 10.119,93 e carga horária de 40 horas semanais, o concurso TST será realizado em Brasília, em data ainda a ser divulgada pelo edital definitivo do certame. Tudo indica que a banca escolhida será  fundação Carlos Chagas -FCC, responsável pela realização do último certame do órgão.

O Concurso se justifica pela expiração do prazo de validade do último certame, realizado em 2012, e a existência de cargos vagos por motivo de aposentadoria no quadro da Secretaria do órgão.

No site oficial do Tribunal não há registro de processo de licitação vigente, ou seja, aumenta a probabilidade de contratação por dispensa de licitação da banca organizadora e a publicação do edital TST deve sair mais rápido do que esperamos. concurso TST – projeto básico

O quantitativo de vagas disponibilizadas ainda não é certo, mas espera-se que 1.440 candidatos sejam classificados nos nove cargos:

 

Analista Judiciário

  • Judiciária
  • Administrativa
  • Apoio Especializado em Contabilidade
  • Apoio Especializado em Análise de Sistemas
  • Apoio Especializado em Suporte em Tecnologia da Informação
  • Apoio Especializado em Taquigrafia

Técnico Judiciário

  • Administrativa
  • Administrativa Segurança Judiciária
  • Apoio Especializado Programação

 

A Prova

A Prova será realizada em etapa única e de caráter classificatório e eliminatório da seguinte forma e serão aplicadas em horários distintos, para permitir a participação do candidato nos dois processos seletivos:

 

Analista Judiciário

Provas objetivas (questões divididas em conhecimentos básicos entre 50 e 100 itens e específicos entre 70 e 100 itens); discursiva (sobre os conhecimentos específicos aplicados) e prática para o cargo de Analista Judiciário, Área Apoio Especializado, Especialidade Taquigrafia;

Técnico Judiciário

Provas objetivas (questões divididas em conhecimentos básicos entre 50 e 100 itens e específicos entre 70 e 100 itens) e redação para o cargo de Técnico Judiciário, Área Administrativa, e prova prática de aptidão física para a Especialidade Segurança Judiciária.

A estimativa do quantitativo final de candidatos aprovados e do quantitativo de provas discursivas, redações e provas práticas a serem corrigidas são informadas abaixo:

 

 

concurso tst

 

[R-slider id=”1″]

Vagas já autorizadas

O presidente do Tribunal, Ministro Ives Gandra, no dia 6 de fevereiro deste ano, tornou público em ato conjunto ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho, divulgou documento informando a existência de 74 vagas já autorizadas para a contratação de servidores em 2017.

Como não há mais concurso vigente desde Janeiro, torna-se necessário a realização de um novo concurso. De acordo com o documento, essa autorização constava do Orçamento de 2015 e 2016, mas não houve preenchimento desses quantitativos naqueles anos. Confira a íntegra do Ato Conjunto TST/CSJT logo abaixo:

 

 

concurso tst

O último Concurso

O último Concurso TST foi realizado em 2012 pela FCC e prorrogado por mais dois. Apesar de ofertas poucas vagas na época, o órgão nomeou 838 candidatos até setembro de 2016 e contou com 77.887 inscritos. O último certame, para Técnico Judiciário Administrativo, venceu em janeiro de 2017.

Comece a se preparar logo para este concorrido Concurso TST 2017 e garanta sua entrada no serviço público!

Fonte: Estratégia Concursos

Chat online