Gabarito Informática SANEAGO: comentários às questões UFG

Venho aqui para comentar a prova da SANEAGO. Não foi uma prova fácil, vejamos as questões:

 

No editor de textos LibreOffice 5.4.4.2 ou Microsoft Word 2013, a ferramenta de desenho permite a inclusão de formas e textos com efeitos especiais. As opções de desenho contidas na ferramenta possibilitam a criação de figuras, imagens tridimensionais, sombras, formas, alteração das cores de fundo, de fontes, de linhas etc. Clicando-se em Inserir e depois em Formas,

(A) pode-se exibir a Barra de Ferramentas de Desenho, que possui diversas formas.

(B) é possível a inclusão de formas mais elaboradas e de figuras de um arquivo selecionado.

(C) é possível selecionar uma forma clicando-se com o botão acionador sobre aquela desejada.

(D) pode-se editar as formas apresentadas clicando-se com o botão auxiliar sobre a forma escolhida.

Comentários: Que questão estranha! Se dar ao trabalho de cobrar ferramentas de desenho em editores de documento? É um pouco supérfluo, algo como se eu fosse fazer uma questão de formatação de texto em ferramenta de planilha. Mas, vamos lá, analisando as alternativas:

a) Temos essa barra no LibreOffice mas não temos no Word, que usa a Faixa de Opções.

b) Neste caso não são formas, são imagens prontas. Não pode;

c) Correto, e até elementar. Quer mexer na forma? Clique sobre ela;

d) Para editar a forma, deve-se levar o cursor do mouse até a forma, e arrastar-e-soltar para obter o efeito desejado.

 

Conquiste sua aprovação de uma vez por todas! Supere os limites, bloqueios e dificuldades que estão te impedindo de alcançar a sonhada nomeação! Clique aqui e saiba um pouco mais!


Uma função é um método utilizado para tornar mais fácil e mais rápida a montagem de fórmulas que envolvem cálculos mais complexos e vários valores. Existem funções para os cálculos matemáticos, financeiros e estatísticos. A quantidade de argumentos empregados depende do tipo de função a ser utilizada. Os argumentos podem ser nú- meros, textos, valores lógicos, referências etc. No LibreOffice Calc 5.4.4.2 ou no Microsoft Excel 2013, a aplicação da função

(A) =SOMA(CelIni:CelFim) retorna a soma do valor de CelIni ao valor de CelFim.

(B) =MAIOR(CelIni:CelFim) retorna o valor do maior número no intervalo entre CelIni e CelFim.

(C) =ARRED(MÉDIA(CelIni:CelFim);1) retorna a média dos valores no intervalo entre CelIni e CelFim e, caso existam números após a vírgula, eles serão arredondados para uma casa decimal.

(D) =DIA.DA.SEMANA(HOJE()) retorna o dia da semana que é hoje, por exemplo, segunda-feira.

Comentários: Analisando as alternativas:

a) SOMA(CelIni:CelFim) retorna a soma de TODAS as células ENTRE CelIni e CelFim;

b) MAIOR (CelIni:CelFim;k) retorna o k-ésimo maior número do intervalo passado como parâmetro;

c) Correto!

d) =DIA.DA.SEMANA(data) retorna o número correspondente ao dia da semana, com 1 sendo domingo e 7 sábado.

 

Criar apresentações engloba iniciar com um design mais básico, adicionar novos slides e conteúdos, escolher layouts, modificar o design do slide inserindo novas cores ou aplicando diferentes modelos, criar efeitos como transições de slides animados. No LibreOffice Impress 5.4.4.2, é possível

(A) alterar o layout e o design da apresentação por meio do menu Ferramentas.

(B) adicionar uma transição de slides e renomeá-los fazendo uso do menu Slide.

(C) inserir, executar e organizar macros por intermédio do menu Inserir.

(D) alterar o idioma e fazer a correção ortográfica por meio do menu Formatar.

Comentários: 

a) Layout da Apresentação é alterado no menu Slide.

b)Conforme vemos na imagem abaixo, efeitos de transição de slides estão no menu Slide.

c) Macros está na Guia Ferramentas.

d) Idioma está no menu Ferramentas.

 

Um motor de pesquisa ou ferramenta de busca ou buscador é um programa desenvolvido para procurar palavraschave, fornecidas pelo usuário, em documentos e bases de dados. No contexto da internet, um motor de pesquisa permite procurar palavras-chave em documentos que estão na web, como aqueles que se encontram armazenados em websites. Entre as ferramentas mais usadas encontram-se o Google, o Yahoo!, o Bing, o Lycos e o Cadê. Ao usar o Google, o usuário pode utilizar

(A) o apóstrofo, como em ‘texto’, para buscar a frase completa e não cada termo em separado.

(B) as reticências, como em 2010…2018, para mostrar resultados publicados no intervalo de tempo especificado.

(C) a palavra file, como em file:pdf, para especificar um tipo de arquivo a ser localizado.

(D) o menos, como em segurança -patrimonial, para procurar a palavra segurança, excluindo os resultados em que aparecem a palavra patrimonial.

Comentários: Analisando as alternativas:

a) as “aspas” realizam busca exata, e não o apóstrofo;

b)as reticências só funcionam para o que se propõe se forem apenas dois pontos, como 2010..2018. a alternativa está com três pontos;

c) filetype: especifica um tipo de arquivo, e não file:, como insinua a questão.

d) Correto!

 

No LibreOffice Base 5.4.4.2, é possível acessar dados armazenados em diversos formatos de arquivos de banco de dados, oferecendo suporte nativo a alguns formatos de bancos de dados de arquivos simples, tais como o formato dBASE. É possível também usá-lo para se conectar a bancos de dados relacionais, tais como MySQL ou Oracle. O LibreOffice Base 5.4.4.2 permite

(A) abrir a exibição de fontes de dados a partir de um documento de texto ou de uma planilha pressionando a combinação de teclas Ctrl+Alt+E.

(B) exibir dados filtrados, deixando-os ativos até que o usuário altere ou cancele os critérios de filtragem ou de classificação.

(C) utilizar funções numéricas como AVG(x), CURDATE(), DATABASE(), LOG(x), MOD(x,y), PI(), RAND(), SQRT(x), USER().

(D) alterar a estrutura ou editar, inserir e excluir registros de arquivos de planilha, arquivos de texto e dados do catálogo de endereços.

Comentários: A questão mais difícil da prova, sem dúvidas. Talvez, quem teve um pouco de cabeça fria tenha conseguido perceber que a alternativa certa traz uma ferramenta óbvia para ferramentas de bancos de dados, que é a possibilidade de FILTRAR resultados, exibindo apenas aqueles que são relevantes segundo os critérios de filtragem. Esta ferramenta fica no menu Ferramentas, item Filtro de Tabela.

Considerações finais: A banca fechou o escopo de cobrança no LibreOffice, trazendo uma boa questão de Google para complementar. Foi uma prova de média para difícil, que valorizou quem estudou, e deixou boiando quem não se preparou adequadamente.

Fonte: Estratégia Concursos

Deixe uma resposta