>> Garanta seu Planejamento de Estudos clicando aqui <<



Não se trata de um gabarito oficial, portanto, uma ou outra divergência entre esta minha correção e a oficial podem ocorrer. Confiram abaixo os meus comentários, item por item:

  1. Entre 1984 e 1945 ocorreram mudanças que modernizaram as estruturas sociais, econômicas e políticas do Brasil. A respeito desse período histórico, julgue os itens seguintes.

1.1. O primeiro período Vargas (1930—1945) foi marcado por várias iniciativas – promoção do sistema educativo, sistematização e ampliação da legislação trabalhista e apoio à industrialização – e por medidas políticas – acordo político de 1932 com a oligarquia paulista, tortura a presos políticos, censura à imprensa durante o Estado Novo, e a adesão de Getúlio Vargas ao integralismo.

Comentário:

As primeiras informações do item estão corretas, mas chamar a capitulação de São Paulo na Revolução de 32 de “acordo político de 1932” e afirmar que Getúlio Vargas aderiu ao Integralismo são erros absurdos. O item me parece errado.

1.2. Durante o governo de Prudente de Moraes, a aliança entre as elites políticas estaduais e o republicanismo jacobino viabilizou a instituição da política dos governadores.

Comentário:

A chamada “política dos governadores” foi estabelecida no governo seguinte, de Campos Sales. E Prudente de Moraes não promoveu aliança com os chamados “jacobinos”, grupo que, inclusive, tentou matá-lo. O item me parece errado.

1.3. Na Primeira República, os coronéis eram figuras políticas importantes, mas, para beneficiar os eleitores, dependiam de outras instâncias de poder.

Comentário:

Os coronéis eram, sim, politicamente importantes, e para dar alguns benefícios aos seus eleitores precisavam de presidentes dos estados e outros políticos. O item me parece correto.

1.4. Os aspectos socioeconômicos da Primeira República incluem a depreciação cambial da moeda nacional, a imigração, o surgimento do colonato na área rural e de operários nos centros urbanos.

Comentário:

Todos os elementos do item estão corretos. Parece-me, então, correto o item.

1.5. A Revolução de 1930 foi antecedida por uma série de levantes populares contrários à carestia e ao excesso da jornada de trabalho que, em 1929, ocorreram em diversas capitais estaduais.

Comentário:

Antes da Revolução de 1930, uma onda de greves de grandes proporções eclodiu nas principais cidades brasileiras, e suas causas foram o agravamento da carestia e as influências da Revolução Russa de 1917. Em São Paulo, a greve geral contou com 50 mil pessoas, praticamente, toda a classe trabalhadora da cidade. Mas isso tudo aconteceu no ano de 1917 não em 1929, como diz a questão. Aliás, em 1921, o Congresso aprovou leis repressivas (de combate ao anarquismo e expulsão de estrangeiros desordeiros) e a legislação trabalhista avançou. As motivações (embora o item fale em antecedência, não em causa) da Revolução de 1930 foram sobretudo políticas, embora a crise social anterior tenha lhe dado força. Considero o item errado.

  1. No que se refere ao período democrático de 1945 a 1964, julgue os itens a seguir.

2.1. No governo Juscelino Kubitchek, a falta de capitais privados para promover a industrialização brasileira e a expansão da fronteira agrícola, levou à criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), instituição que financiou projetos industriais com juros subsidiados utilizando recursos do Tesouro Nacional.

Comentário:

Não faltaram capitais privados para promover a industrialização brasileira do período JK, e ele não criou o BNDE. Quem o fez foi Vargas, em 1952. Item errado.

2.2. A oposição das elites conservadoras ao governo de João Goulart acirrou-se devido ao sucesso financeiro e às reformas estruturais do Plano Trienal.

Comentário:

O Plano Trienal foi um grande fracasso. A reação contra João Goulart teve outras motivações. O item me parece errado.

2.3. A Constituição de 1946, embora garantisse a livre manifestação, não tolerava a propaganda de processos violentos considerados subvertores da ordem política e social.

Comentário:

A Constituição de 1946 diz, a respeito da livre manifestação [do pensamento], em seu artigo 141, parágrafo 5º: “É livre a manifestação do pensamento, sem que dependa de censura, salvo quanto a espetáculos e diversões públicas, respondendo cada um, nos casos e na forma que a lei preceituar pelos abusos que cometer. Não é permitido o anonimato. É assegurado o direito de resposta. A publicação de livros e periódicos não dependerá de licença do Poder Público. Não será, porém, tolerada propaganda de guerra, de processos violentos para subverter a ordem política e social, ou de preconceitos de raça ou de classe.
Embora não mencione o complemento nominal “do pensamento”, o item me parece correto.

2.4. Na eleição presidencial de 1950, Getúlio Vargas contou com o apoio do governador de São Paulo, Ademar de Barros, e foi o candidato mais votado nesse estado.

Comentário:
Vargas contou com o apoio de Ademar de Barros, nas eleições de 1950, e recebeu 925.493 votos, contra 357.414 do segundo colocado, Eduardo Gomes. Item correto.
3. Com relação ao regime militar instituído em 1964, julgue os itens subsequentes:

3.1. O denominado milagre econômico resultou da intervenção do Estado na economia por meio da indexação dos salários, da concessão de créditos subsidiados e da isenção de tributos.

Comentário:

Parece-me correto o item, embora incompleto, porque a maior parte das informações corresponde ao PAEG, programa que antecedeu o período chamado “milagre econômico”.

3.2. O apoio dos militares ao processo de distensão política iniciado no governo do general Ernesto Geisel foi unânime, pois tinha como finalidade controlar o processo de transição para a democracia.

Comentário:
Não foi unânime porque os chamados da “linha dura” tinham outro projeto de condução para a democracia, diferente também do projeto do MDB. O grande desafio de Geisel foi controlar o processo de abertura fazendo-o seguir seu plano. Item errado.

Espero que tenham obtido bons resultados.

Fonte: Estratégia Concursos

Conquiste sua aprovação de uma vez por todas! Supere os limites, bloqueios e dificuldades que estão te impedindo de alcançar a sonhada nomeação! Clique aqui e saiba um pouco mais!


Chat online