>> Garanta seu Planejamento de Estudos clicando aqui <<



Com referência à divisão inter-regional do trabalho e da produção no Brasil, julgue os itens a seguir.

  1. Com a globalização e as exigências do mercado global todo o território nacional se inseriu em dinâmicas de competição internacional ligadas à exportação de produtos agropecuários e industriais ou nas atividades de suporte ao circuito superior e inferior da economia, gerando ciclos de desenvolvimento econômico.

Gabarito: Errado

  1. As atividades corporativas de empresas nacionais e internacionais (produção, circulação, distribuição e consumo) integram partes expressivas do território brasileiro, por meio de redes de infraestruturas, de informação e comunicação.

Gabarito: Certo

  1. A Zona Franca de Manaus é uma concentração industrial que, apesar de distar dos grandes centros urbanos e consumidores do centro-sul do país, se articula a praticamente todo o território nacional, ilustrando o processo de privatização do território por meio do uso privado de recursos públicos.

Gabarito: Errado

  1. A partir da reestruturação produtiva do território brasileiro, imposta pela globalização, três das principais metrópoles nacionais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, passaram a ter relações de complementaridade e de cooperação: enquanto São Paulo emergiu como potência industrial e o Rio de Janeiro expandiu sua relevância econômica, Brasília se consolidou como o centro político do território.

Gabarito: Certo

Julgue os itens subsequentes, acerca da estrutura urbana brasileira e das grandes metrópoles nacionais.

  1. A organização do espaço urbano em áreas industriais, áreas de lazer, espaços públicos e locais de consumo e a distribuição dos meios de transporte e dos serviços públicos de saúde e educação são determinadas pelo plano diretor de uso e ocupação do solo, o qual promove uma cidade mais igualitária e menos segregadora.

Gabarito: Errado

  1. As desigualdades sociais se refletem no espaço urbano e as formas produzidas são distintas em função de cada contexto territorial. As estruturas de formas urbanas das cidades dos países mais ricos da Europa e América Anglo-saxônica são totalmente diversas daquelas das cidades latino americanas e africanas.

Gabarito: Certo

  1. A grande cidade capitalista costuma dispor de áreas consolidadas, envelhecidas ou em processo de renovação, criadas em diferentes momentos do tempo, somadas a paisagens construídas recentemente.

Gabarito: Certo

Julgue os itens subsequentes, a respeito da evolução da estrutura fundiária rural e dos movimentos demográficos no território brasileiro.

  1. A geração de emprego altamente especializado intensifica a divisão social do trabalho no campo e a concentração de empregos nos complexos agroindustriais especializados localizados em cidades médias, acima de 100 mil habitantes, bem como o trabalho sazonal, causando um processo migratório recente no Brasil: a migração de descendentes (de cidades pequenas para cidades médias) de profissionais especializados no agronegócio que migram em razão do período de safra e entressafra.

Gabarito: Errado

  1. A internacionalização da agropecuária brasileira ainda é totalmente dependente de investimentos de conglomerados e empresas estrangeiras que compram empresas nacionais do setor e terras para o cultivo.

Gabarito: Errado

  1. A agricultura científica e o agronegócio têm impacto direto na concentração fundiária e no mercado de trabalho no campo, pois as empresas agrícolas compram ou arrendam vastas extensões de terra para o cultivo e geram empregos especializados, impondo novas relações de trabalho para os agricultores, que não têm condições técnicas e financeiras para competir com esse modelo de agricultura.

Gabarito: Certo

  1. Por fazer uso de tecnologias que ampliam sua independência do espaço urbano, o campo gera empregos necessários para o desenvolvimento de muitos dos municípios de pequeno porte demográfico inseridos em regiões produtivas do agronegócio no Brasil.

Gabarito: Errado

Acerca da integração da indústria à estrutura urbana no Brasil, julgue os próximos itens.

  1. Devido à organização produtiva de seu território, o Brasil é um espaço nacional do mercado global.

Gabarito: Certo

  1. A quantidade expressiva de pessoas em situação de pobreza extrema nas grandes cidades é uma barreira à expansão do crédito e da bolsa de valores no mercado brasileiro; o expressivo número de consumidores com baixa renda e com débitos em atraso implica limitações ao crédito e à financeirização da economia brasileira.

Gabarito: Errado

  1. A especialização das cidades acentua a divisão interurbana do trabalho; por isso, no estado de São Paulo, encontram-se cidades em que prevalecem empresas globais ligadas à produção de matérias-primas regionais, cidades especializadas em novas tecnologias, bem como cidades universitárias, locais onde as instituições de ensino superior direcionam o desenvolvimento local.

Gabarito: Certo

  1. O território brasileiro dispõe de áreas onde a globalização é absoluta, ou seja, áreas nas quais a produção, a circulação, a distribuição e a informação atendem aos interesses de grandes empresas multinacionais.

Gabarito: Certo

A fábrica global instala-se além de toda e qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, força de trabalho, divisão do trabalho social e outras forças produtivas. Acompanhada pela publicidade, a mídia impressa e eletrônica, a indústria cultural, misturada em jornais, revistas, livros, programas de rádio, emissões de televisão, videoclipes, fax, redes de computadores e outros meios de comunicação, informação e fabulação, dissolve fronteiras, agiliza os mercados, generaliza o consumismo. Provoca a desterritorialização e reterritorialização das coisas, gentes e ideias. Promove o redimensionamento de espaços e tempos.

Considerando o texto precedente e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

  1. O processo de globalização se manifesta em todas as regiões do globo, de forma indiscriminada, tornando-as homogêneas, com a finalidade de atender às necessidades do capital.

Gabarito: Errado

  1. A globalização fortaleceu setores relacionados à tecnologia, propiciando a expansão de corporações desses setores e a consolidação de uma bolsa de valores voltada para empresas desse segmento.

Gabarito: Certo

  1. A reestruturação produtiva promoveu a intensificação dos fluxos de capitais produtivos e financeiros, acentuando a divisão do trabalho entre os países e a novas formas de organizar produção.

Gabarito: Certo

  1. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica alguns comportamentos associados à dependência tecnológica, um dos efeitos mais recentes da globalização, como patologias.

Gabarito: Certo

  1. O processo de internacionalização da economia capitalista, que culminou na denominada globalização, é um fenômeno nascido no contexto do neoliberalismo que marcou o final do século XX.

Gabarito: Errado

No que se refere aos sistemas político-econômicos contemporâneos e suas áreas de influência e disputa, julgue os itens a seguir.

  1. A nova rota da seda constitui um ambicioso projeto de integração da China em relação a países asiáticos, africanos e europeus, com investimentos na ordem de um trilhão de dólares para angariar novos parceiros econômicos e confrontar a hegemonia dos Estados Unidos da América.

Gabarito: Certo

  1. A proteção dada pela China à Coreia do Norte tem relação direta com o alinhamento geopolítico e militar que a porção sul da península coreana tem com os Estados Unidos da América, que mantêm grandes bases e contingentes militares na Coreia do Sul, e busca evitar a hegemonia americana na região.

Gabarito: Certo

  1. A manutenção da liderança econômica e militar da China depende do controle da população, o que levou o governo do país a reforçar a política do filho único instituída desde a Revolução Cultural.

Gabarito: Errado

  1. Neo-eurasianismo é um termo empregado para se referir à ação da Rússia nas nações do antigo bloco soviético, bem como naquelas que estão no seu entorno e são estratégias para seu projeto de poder.

Gabarito: Certo

A ilustração precedente remete ao processo de retirada do Reino Unido da União Europeia, conhecido como Brexit. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os próximos itens.

  1. O resultado do plebiscito sobre o Brexit representou a vontade de todas as nações integrantes do Reino Unido, cujas populações receavam o aumento crescente de imigrantes no Reino Unido, decorrente da instituição de normas de migração pouco restritivas pelos países integrantes da União Europeia.

Gabarito: Errado

  1. O voto a favor do Brexit foi majoritário nas grandes cidades e nas regiões mais ricas do Reino Unido, que se consideram ameaçadas pela competição de outras nações do bloco.

Gabarito: Errado

  1. As medidas protecionistas dos países integrantes da União Europeia foram o principal motivo para que o governo conservador do Reino Unido propusesse o Brexit.

Gabarito: Errado

  1. O Brexit decorre da aplicação do artigo n.° 50 do Tratado de Lisboa, que estabelece regras para os países que desejarem deixar a União Europeia.

Gabarito: Certo

A charge precedente remete a recente crise entre o Qatar e seus vizinhos no Oriente Médio. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens subsequentes.

  1. O Qatar hospeda dez mil soldados americanos e abriga a sede do comando central dos militares americanos no Oriente Médio.

Gabarito: Certo

  1. O fechamento da única fronteira terrestre do país, com a Arábia Saudita, impediu o tráfego de mercadorias e resultou na escassez de alimentos, que tiveram de ser transportados por via aérea.

Gabarito: Certo

  1. No centro da referida crise está a relação entre Israel e Qatar, país oponente da Arábia Saudita em diversos conflitos, a exemplo das guerras do Iraque da Síria.

Gabarito: Errado

  1. A crise se iniciou após uma visita do atual presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, a países vizinhos do Qatar, quando o presidente criticou o emirado por oferecer apoio ao Irã, país que é visto pelo governo norte-americano como um Estado que fomenta o terrorismo.

GabaritoCerto

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o número de megacidades no mundo aumentou de quatorze, em 1995, para vinte e nove, em 2015. Com relação a esse fenômeno de urbanização da sociedade contemporânea, julgue os itens a seguir.

  1. O conceito de megacidade coincide com o de cidade global.

Gabarito: Errado

  1. Denominam-se megacidades as áreas urbanas com população superior a dez milhões de habitantes.

Gabarito: Certo

  1. A maior parte das megacidades está localizada em países desenvolvidos, que possuem altos índices de urbanização.

Gabarito: Errado

  1. Os problemas de saúde física e mental decorrentes da vida nas megacidades levou ao surgimento da área do conhecimento denominada neuro-urbanismo.

Gabarito: Certo

No que se refere às dinâmicas política e econômicas do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e de outros blocos econômicos, julgue os itens subsequentes.

  1. Nos últimos anos o Paraguai vem atraindo indústrias brasileiras por intermédio da Lei das Maquilas, em um processo semelhante ao ocorrido no México, quando da formação do NAFTA.

Gabarito: Certo

  1. A dimensão política do bloco inclui o Parlamento do Mercosul (PARLASUL), criado em 2005 como órgão de representação dos povos do MERCOSUL, cuja sede é rotativa, assim como a presidência do bloco.

Gabarito: Errado

  1. A maior parte das mercadorias fabricadas nos países-membros do bloco pode ser comercializada internamente sem tarifa de importação; para diversos itens, as tarifas externas são padronizadas.

Gabarito: Certo

  1. O Brasil é o maior contribuinte do Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL (FOCEM), que entrou em operação em janeiro de 2007 com a aprovação dos primeiros projetos a serem financiados com recursos comunitários para fomentar a consolidação do processo de integração.

Gabarito: Certo

Fonte: Estratégia Concursos

Conquiste sua aprovação de uma vez por todas! Supere os limites, bloqueios e dificuldades que estão te impedindo de alcançar a sonhada nomeação! Clique aqui e saiba um pouco mais!


Chat online