>> Garanta seu Planejamento de Estudos clicando aqui <<



Estão abertas as inscrições para o Concurso Colégio Naval para o Curso de Preparação de Aspirantes com duração de 03 anos.

Trata-se de de um curso de ensino médio e básico que almeja preparar o aluno para o Curso de Graduação da Escola Naval (EN), ministrado no Colégio Naval (CN) está sediado em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro.

O curso é totalmente gratuito além de ser proporcionado ao aluno alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

O Currículo das disciplinas desse ensino são: Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Física, História, Geografia, Química, Biologia, Filosofia, Sociologia e Informática. e Ensino Militar-Naval (Instrução Militar-Naval e Educação Física).

O edital ainda esclarece que é de responsabilidade do aluno procurar saber a equivalência do curso em relação ao ensino médio conforme o Padrão Curricular Nacional (PCN).

Das Inscrições

A  inscrição deve ser feita,  preferencialmente,  pela Internet ou nas Organizações Militares da Marinha Responsáveis pela Execução Local (OREL).

As inscrições já estão abertas, começando no dia 12 de março, às 8:00, e vão até dia 20 de abril, às 23:59.

A taxa de inscrição é de R$ 100,00, e essa deve ser paga até o dia 30 de abril de 2018.

O candidato deve confirmar sua inscrição na página do SSPM na Internet, no link “Concursos Externos”, a partir do 5º dia útil subsequente ao pagamento da taxa de inscrição.

Inscrições via OREL

As inscrições poderão ser realizadas nos dias úteis entre 12 de março e 20 de abril de 2018, das 08h30 às 16h00. O pagamento deve ser feito até o dia 30 de abril de 2018.

Lembrando que em todas as etapas o candidato deve apresentar o comprovante de inscrição.

A aprovação no curso permite ao aluno receber o certificado de conclusão do Ensino Médio acompanhado da respectiva Ficha Histórico-Escolar, e também, o Certificado de Reservista Naval.

A inscrição é obrigatória para todos os candidatos e deverá ser realizada, em nível nacional, preferencialmente via Internet, pelo próprio candidato ou via Organizações Militares da Marinha Responsáveis pela Execução Local (OREL).

Quem pode concorrer?

Para concorrer ao curso o candidato deve ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade, no primeiro dia do mês de janeiro de 2019, além de ter concluído o nono ano do ensino fundamental até a convocação.

Dentre outras coisas:

  • Possuir bons antecedentes de conduta para a situação de futuro Oficial da Marinha, conforme artigo 11 da Lei 6.880/80 – Estatuto dos Militares;
  • Ter autorização do responsável legal para incorporação à Marinha;
  • Não ter sido reprovado, por insuficiência de nota de conceito ou por falta disciplinar incompatível com o Oficialato, em Curso de Formação de Oficiais ou Estágio de Aplicação de CP anterior;
  • Possuir registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
  • Possuir documento oficial de identificação, com fotografia na qual possa ser reconhecido, assinatura e dentro da validade.

Etapas do Concurso

O Concurso é constituído das seguintes etapas:
a) Prova Escrita Objetiva de Matemática e Inglês;
b) Prova Escrita Objetiva de Estudos Sociais, Ciências e Português;
c) Redação;
d) Eventos Complementares constituídos de:
      I) Inspeção de Saúde (IS);
      II) Teste de Aptidão Física (TAF);
      III) Avaliação Psicológica (AP);
      IV) Verificação de Documentos (VD); e
      V) Período de Adaptação (PA).

Sobre as Provas

As provas escritas objetivas e a redação terão caráter eliminatório e classificatório, os Eventos Complementares terão caráter eliminatório.

As provas serão realizadas em dois dias subsequentes. No primeiro dia será aplicada uma prova objetiva das disciplinas de Matemática e Inglês, que terá duração de 5 horas e será constituída de 40  questões, sendo:

  • Matemática (20)
  • Inglês (20)

No segundo dia serão aplicadas uma prova objetiva das disciplinas de Português, Estudos Sociais e Ciências e uma Redação, com duração total de 4 horas. A prova objetiva será constituída de 50 questões, sendo:

  • Português (20)
  • Estudos Sociais (12)
  • Ciências (18)

Redação: serão descontados 5 pontos por cada linha não preenchida ou preenchida em excesso, em relação ao número mínimo e máximo de linhas determinado.

Inspeção de Saúde: essa etapa terá caráter eliminatório. Nela, o candidato deverá comparecer ao local previsto para a seleção psicofísica, portando o comprovante de inscrição, documento de identidade com fotografia na qual possa ser reconhecido, assinatura e no prazo de validade e os seguintes exames:

  • Hemograma completo com contagem de plaquetas;
  • Glicemia de jejum;
  • Creatinina;
  • EAS;
  • VDRL;
  • Anti-HIV;
  • RX Tórax.

TAF: terá caráter eliminatório e é constituído das seguintes provas:

  • Natação (25 metros no tempo máximo de 50 segundos);
  • Corrida (2.400 metros no tempo máximo de 16 minutos).

Avaliação Psicológica: irá avaliar os aspectos: Intelectivo e Personalógico.

Locais de Realização das Provas

Rio de Janeiro/RJ, São Pedro da Aldeia/RJ, Angra dos Reis/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, Amapá/AP, Piauí/PI, Santarém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Santa Maria/RS, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Cuiabá/MT, Brasília/DF, São Paulo/SP, Manaus/AM.

♦Informações do Concurso Colégio Naval
►Data prevista: a ser divulgada
►Vagas: 190 vagas
►Banca: Marinha
►Escolaridade: Nível médio e básico
►Edital: Edital Colégio da Marinha
►Edital de retificação: Edital retificado Colégio da Marinha

Conquiste sua aprovação de uma vez por todas! Supere os limites, bloqueios e dificuldades que estão te impedindo de alcançar a sonhada nomeação! Clique aqui e saiba um pouco mais!


Fonte: Estratégia Concursos

Chat online