Olá, pessoal!

Seguem dois recursos contra a prova de Português para oficial da Marinha SMV.

Nesta questão, a banca queria que você marcasse a identificação errada do termo sintático. Porém, há duas alternativas com erro na análise.

A alternativa (C), que é o gabarito da banca, pois “do tempo” realmente não é adjunto adverbial, mas adjunto adnominal, tendo em vista que o verbo “passar” está precedido do artigo “o”. Assim, transformou-se em substantivo. Como a expressão “do tempo” tem valor agente (o tempo passa), é adjunto adnominal.

Bom, o problema é que a alternativa (D) também apresenta erro, pois, apesar de a expressão “de ela” ser precedido de preposição, não é objeto indireto neste contexto, pois o verbo “chamar”, na ideia de denominar, é transitivo direto, “a” é o objeto direto e “de ela” é o predicativo do objeto direto. Note que a pessoa é chamada, denominada de “ela”. Isso é uma característica, portanto, predicativo do objeto.

O verbo “chamar”, neste sentido, não pode ser entendido como transitivo direto e indireto, como a banca entendeu quando montou a questão. Ele é transitivo direto.

Fundamentos: Cegalla, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da língua portuguesa, 48.ed, São Paulo, CEN 2008. (página 495)

Bechara, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa, 37 ed, Rio de Janeiro, Lucerna, 1999. (página 573)

Segue imagem da fundamentação da gramática do Cegalla, pois a banca só admite recurso com imagem da página da gramática:

 

Na questão 14, houve um erro de forma, o que você pode contestar por uma possível indução ao erro. É claro que, por eliminação das alternativas, chegamos à alternativa (B) como a correta. Mas note que a oração subordinada substantiva subjetiva, no texto, está precedida da conjunção integrante “que”, mas ela não está sublinhada na questão. Assim, cabe pedir anulação por erro de forma: erro na digitação.

Fonte: Estratégia Concursos

Conquiste sua aprovação de uma vez por todas! Supere os limites, bloqueios e dificuldades que estão te impedindo de alcançar a sonhada nomeação! Clique aqui e saiba um pouco mais!


Chat online