>> Garanta seu Planejamento de Estudos clicando aqui <<



A mente humana é um dos locais mais incríveis que existem. Essa “caixinha” esconde um potencial infinito, onde podemos buscar ideias, conceitos e planos para que se tornem realidade, materializando nossos objetivos e criações. O poder da mente é uma ferramenta bastante forte e trabalhá-la de maneira favorável pode resultar em coisas positivas para nossa vida e nossa jornada.

O primeiro passo para que algo se torne real é a criação mental. Não existe nada que conseguimos colocar em prática ou materializar fisicamente sem que antes isso tenha passado pela nossa mente. A realidade está ligada diretamente às imagens projetadas dentro de nós. Por isso, é fundamental encarar que o poder da mente pode ditar nossos rumos. Quando não temos o controle dos nossos pensamentos ou não entendemos como trabalhar a mente, passamos por situações complicadas ou somos conduzidos a um mundo que não é o ideal.

Você já deve ter ouvido por aí um ditado antigo, bastante comum: “querer é poder”. Ele parece simples, não é mesmo? Mas se olharmos no âmbito do Coaching, nossas conquistas começam a partir do autoconhecimento, de fazer com que a mente trabalhe em direção daquilo que acreditamos e queremos conquistar. Quando mentalizamos corretamente, temos, sim, o poder de conseguir aquilo que tanto desejamos.

A chave para tudo isso está no poder da mente. Para se sentir mais autoconfiante, focado e mentalmente saudável, a dica é descobrir como utilizar o poder da mente a seu favor, encontrando os melhores caminhos para acessar todo potencial infinito contido nela. E as melhores formas para atingir esse estágio passam por mudanças simples em nosso estilo de vida.

Segundo o neurocientista Cori Bargmann, da Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos, para manter o cérebro ativo e saudável é essencial dormir. Isso porque, durante o sono, as memórias se fixam e algumas proteínas tóxicas são eliminadas — o que não ocorre quando estamos acordados.

Exercícios físicos também são fundamentais para o bom funcionamento da mente, bem como o ato de reconhecer e agradecer pelas bênçãos, aprendizados e conquistas diárias. Essa postura positiva fortalece a autoconfiança e faz o indivíduo enxergar a vida de maneira mais edificante e menos pessimista.

A crença positiva elimina estresses e ansiedades. Amparados nela, o ponto central nunca é o problema em si, mas como encontrar as melhores soluções para resolvê-lo e seguir em frente.

Segundo o psicólogo americano Daniel Goleman, outro elemento importante para acessar o poder da mente é o foco, ou seja, manter a atenção concentrada. Para o especialista, é necessário manter o foco interno, externo e empático para encontrar o equilíbrio. Para isso, Goleman defende que é preciso aprender a desconectar-se completamente do ambiente, bem como enxergar o mundo sobre novas perspectivas e, por fim, eleger as melhores maneiras de relacionar-se com as pessoas.

Dicas para potencializar o poder da mente

Como mencionado acima, não é preciso uma grande técnica ou um segredo inovador para que o poder da mente passe a jogar ao nosso lado. São pequenas atitudes, uma mudança de comportamento e alterações no estilo de vida que podem fazer uma grande diferença. Siga as dicas abaixo e potencialize o poder de sua mente:

Seja positivo

Tente sempre ter uma visão positiva em relação a si mesmo, às pessoas e à vida como um todo. Atitudes e pensamentos positivos aumentam a autoestima, a automotivação e favorecem na manutenção da saúde física e mental. De nada adianta querermos alterar o poder da mente a seu favor se os pensamentos são ruins, negativos. A lei da atração é válida e pensar coisas boas é o primeiro passo para grandes conquistas.

Faça exercícios

Exercícios são fundamentais para termos uma saúde de qualidade. O coração e o resto do nosso corpo agradecem se você se exercitar frequentemente. O filósofo romano Juvenal já disse, há muito tempo: “uma mente sã num corpo são” e, por isso, o cérebro também é beneficiado. Durante as atividades físicas, são trabalhadas áreas importantes da mente, responsáveis por estimular a memória e a criação de células regeneradoras.

Agradeça

Ao agradecer, você está alimentando sentimentos positivos que favorecem a sensação de bem-estar, de felicidade e de recompensa. Além disso, agradecer fortalece seu propósito e sua missão de vida. Seja grato pelas suas conquistas, sua família, seus amigos e procure exercer esse sentimento de gratidão sempre que possível, nos pequenos gestos das pessoas que o cercam. Isso vai estimular uma mente positiva e favorável.

Durma bem

Como mencionamos acima, pesquisas comprovam que dormir é essencial para o bom funcionamento do cérebro. Portanto, tente dormir o máximo que conseguir, de preferência pelo menos 8 horas por noite e faça o possível para relaxar e descansar o corpo e a mente. Assim como a parte física, chega um momento que a cabeça também precisa recarregar as baterias.

Mantenha o foco

Ao controlar a capacidade de concentração, o poder sobre a mente é aumentado gradualmente. Saber o momento certo de dar atenção a determinado assunto ou simplesmente relaxar e distrair-se um pouco faz com que o cérebro estabeleça um equilíbrio e não fique sobrecarregado. Coloque as prioridades em sua vida. Faça uma lista do que realmente é importante e procure segui-la de acordo para que você não desfoque e trabalhe esse lado fundamental da mente.

Substitua as palavras

Você sabe que as palavras têm força, certo? Portanto trabalhe com elas para exercitar sua mente pouco a pouco. Uma dica valiosa nesse aspecto é substituir o “se” por “quando”. Sempre que for tratar de um assunto futuro ou de um plano em sua vida, não fale mais “se eu conseguir o emprego”, mas sim “quando eu conseguir o emprego”. O “se” te dá opções e o “quando” centraliza em uma opção. Outro exemplo disso é colocar o “ainda” para deixar a possibilidade sempre aberta para ser conquistada: “eu não sei trabalhar com isso. Ainda!”

Viu como é fácil e tudo pode ser diferente com atitudes simples no dia a dia? Exercite sua mente, tenha pensamentos e ações positivas, conquiste maior poder mental e resultados extraordinários em sua vida.

Joseph Murphy, médico e escritor, disse em uma de suas obras: “Você pode introduzir em sua vida mais riqueza, saúde e felicidade se descobrir como entrar em contato com o seu subconsciente e libertar o seu poder oculto. E não é preciso adquirir esse poder, pois você já o possui; precisa apenas aprender a aplicá-lo em todas as áreas da vida”. Portanto, tome uma atitude e trabalhe o poder da mente a seu favor!

Se você gostou dessas dicas, comente e compartilhe o conteúdo com seus amigos. Deixe abaixo, também, outras ideias para fazer com que a mente se torne nossa aliada na busca pelo sucesso e pelos objetivos.

Conquiste sua aprovação de uma vez por todas! Supere os limites, bloqueios e dificuldades que estão te impedindo de alcançar a sonhada nomeação! Clique aqui e saiba um pouco mais!


Fonte: IBC Coaching

Chat online