>> Garanta seu Planejamento de Estudos clicando aqui <<



Você tem entusiasmo? Faz acontecer e acredita que tem o necessário para conquistar aquilo que deseja? Pois esse é um sentimento muito forte que precisamos cultivar para que consigamos dar passos mais largos na nossa jornada. Pessoas entusiasmadas são mais positivas, uma característica fundamental para que consigamos sair da zona de conforto. Mas, você sabia que a palavra tem uma origem bastante antiga? Veja um pouco da sua história e entenda como tudo se conecta:

Entusiasmo é uma palavra que, segundo o dicionário, possui origem grega. Ela é composta pelos termos “En Teós” que nos tempos antigos podia ser traduzido como uma exaltação extraordinária daqueles que estavam sob inspiração divina. Entusiasmo, aliás, possui um significado poderoso: “ter um Deus dentro de si”. Para os gregos, que acreditavam em diversos deuses antigamente, o entusiasmado estava possuído por um deus e, por isso, tinha poder para transformar a natureza e seu mundo, fazendo as coisas acontecerem.

Trazendo para o mundo atual, para o que entendemos de entusiasmo, não faz sentido? Deixando crenças e culturas de lado, estar ou ser entusiasmado traz essa sensação de que conseguimos alterar tudo ao nosso redor, bastando ter atitudes favoráveis a essas mudanças e procurando cativar aqueles que estão ao nosso lado.

Napoleon Hill, escritor norte-americano, tem uma citação importante para o contexto em que estamos tratando: “O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas.”. Uma ideia sem entusiasmo não tem vida, não prospera e sem isso não conseguimos colocar as coisas em prática.

Muitas pessoas passam a vida esperando melhores condições, uma grande oportunidade, ter sucesso em algum quesito para, só depois, se entusiasmarem com o momento. Esse é o erro: precisamos agir desde o começo com entusiasmo para, depois, colher os frutos dos momentos especiais que ele pode nos proporcionar.

Entusiasmo x motivação

É comum confundir esses sentimentos. Eles podem até se parecer, mas entusiasmo e motivação possuem diferenças simples que podemos explicar para que você entenda e saiba trabalhar melhores essas sensações que dão um gás para seguirmos em frente, com mais determinação e vontade.

O entusiasmo, como dissemos, é um estado de exaltação, onde parecemos mais alegres, empolgados, apaixonados naquilo que propomos a fazer. Há um certo vigor na fala ou na expressão. É uma força transformadora que vem de dentro. Já a motivação é uma força externa, quando sofremos uma interferência de outras pessoas ou do ambiente, causando uma reação. Os elogios de um chefe no trabalho é um grande exemplo, que pode fazer com que passemos a agir de forma mais positiva

O entusiasta é um ser ativo, age sem precisar de estímulos de outros e sabe onde está indo, acreditando em sua capacidade. Já o motivado é um ser reativo.

Como viver a vida com mais entusiasmo?

É claro que nem sempre é possível conseguir forças para se entusiasmar e seguir adiante. Por vezes, as dificuldades são grandes ou o momento realmente não é dos melhores. Mas se você adotar algumas dicas básicas no seu dia a dia, poderá, pouco a pouco, ter mais entusiasmo em sua vida. Veja:

Valorize e acredite em você

A premissa básica do entusiasta é realmente ter total confiança em sua capacidade. Por mais que ele não saiba, na prática, o que fazer, ele acredita ter condição de executar a tarefa com maestria. Confie nas suas habilidades, características, virtudes, em tudo que você aprendeu ao longo de sua jornada. Dê valor e acredite sempre que vai dar certo!

Bom humor e alegria sempre

Pensamentos e atitudes positivas atraem coisas boas. Portanto, adote sempre um sorriso no rosto, mantenha-se positivo e procure ter sempre boas coisas para dizer e agregar aos outros. Comece o dia cantando, agradecendo e tente sempre passar esse bom humor que contagia. Essa é uma característica forte de quem tem entusiasmo e acredita em dias melhores.

Chega de reclamações

De nada adianta querer viver com mais entusiasmo se as reclamações estão sempre aí. Esse é um comportamento que vai na contramão do entusiasta. Portanto, chega de reclamar! Troque a reclamação por uma ação e prefira sempre o lado bom das coisas. No trabalho, deixe as intrigas e fofocas de lado, pois elas atrapalham o ambiente.

Se afaste do que é negativo

Pessoas negativas são prejudiciais em qualquer circunstância. Elas não trazem boas energias e sempre têm algo que nos puxa para baixo. Os negativos têm o perfil de quem fica na zona de conforto e não agregam aos entusiastas. Evite-os! Procure também, ao menos no início do dia, ficar longe das notícias que não vão agregar ou causar desconfortos. Você precisa apenas de coisas boas para que o dia seja mais positivo.

Dê atenção, coopere, importe-se

Ser uma pessoa melhor também afeta em nosso entusiasmo. Se acreditamos que podemos mudar nosso mundo, nosso redor, precisamos agir com mais cooperação. Importe-se com o outro, ajude quem precisa, seja atencioso com amigos, familiares e companheiros no trabalho. Essas atitudes são bem vistas e colaboram para que sejamos pessoas melhores.

Tenha comprometimento com o que faz

Foco e comprometimento são palavras-chave para quem busca uma vida com entusiasmo. Por crer que tudo é possível e que a tarefa pode ser executada, o entusiasta tem que agir focado e determinado a cumprir aquilo que lhe foi delegado ou o que se propôs. Faça tudo com carinho, atenção e busque sempre a perfeição.

Cuide-se! Pratique esportes

Além de se valorizar e acreditar, ser positivo e ter bom humor, cuide do seu corpo e sua mente. Exercite-se com regularidade para trazer mais disposição, animação e qualidade de vida ao seu dia a dia. É importante ler, consumir conteúdo de qualidade e manter a mente sempre em atividade. São itens que ajudam no entusiasmo da vida.

Não fique estacionado

O entusiasta não aceita a zona de conforto e não pode se manter muito tempo em uma situação que esteja incomoda ou seja prejudicial. Portanto, demonstre sempre essa atitude de mudar e não fique parado. Se algo não te faz feliz, faça alguma coisa e busque alternativas.

O entusiasmo é fundamental para que vivamos com mais alegria e determinação. Procure ajustar seu estilo de vida, adote as dicas que citamos acima e tenha sempre a vontade de mudar. Acredite em você, pois somos um poço de potencial infinito!

Fonte: IBC Coaching

Conquiste sua aprovação de uma vez por todas! Supere os limites, bloqueios e dificuldades que estão te impedindo de alcançar a sonhada nomeação! Clique aqui e saiba um pouco mais!


Chat online