>> Garanta seu Planejamento de Estudos clicando aqui <<



Questão 65

A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD) propôs uma agenda global para o desenvolvimento sustentável, e publicou o relatório “Nosso futuro comum”, também conhecido como Relatório Brundtland, publicado em 1987.

A definição de Desenvolvimento Sustentável, proposta nesse relatório, é particularmente caracterizada por

(A) incluir a questão do aquecimento global como restrição ao crescimento econômico vigente.

(B) incluir a questão do efeito estufa como prioritária para o equilíbrio sustentável.

(C) fundamentar os modelos econômicos para incorporar as dimensões sociais e políticas no cenário internacional, considerando os diferentes poderes de negociação entre as nações.

(D) fundamentar as premissas teóricas de desenvolvimento econômico, que levem em consideração os aspectos socioambientais, como o modelo de sustentabilidade de Solow- Brundtland.

(E) introduzir a noção da intergeracionalidade no conceito de sustentabilidade, associando-a à noção de justiça social.

Gabarito letra E.

Relatório Brundtland ou Nosso Futuro Comum (Our Common Future), publicado em 1987, apresenta o conceito de  desenvolvimento sustentável como: “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.”

Estamos diante de um pacto entre gerações, ou seja, um pacto ou acordo intergeracional (entre as presentes e futuras gerações) buscando desta forma a justiça ou equidade social! Está aí o gabarito letra E.

Fonte: Estratégia Concursos

Conquiste sua aprovação de uma vez por todas! Supere os limites, bloqueios e dificuldades que estão te impedindo de alcançar a sonhada nomeação! Clique aqui e saiba um pouco mais!


Confira alguns materiais gratuitos:

Chat online