Atitudes para afastar a ansiedade e o stress na hora dos estudos

É importante reservar 5 minutos do seu dia para inspirar e expirar com calma. Saiba que atitudes tomar para não perder a cabeça…

Em momentos de stress, podemos acabar nos perdendo em nossos próprios pensamentos”, afirma Yuri Busin, psicólogo e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio (CASME), em São Paulo. Veja algumas atitudes que podem ajudar a superar estes obstáculos:

Valorize cada etapa

Crie um esquema de recompensas para as pequenas conquistas, assim você transforma um dia normal em algo divertido. “Esses estímulos nos motivam a alcançar a meta final de uma maneira menos sofrida”, explica Yuri. Vale se presentear com uma xícara de café depois de estudar aquela disciplina mais complexa ou assistir um episódio da sua série favorita após acertar um número razoável de questões das últimas provas do concurso.

Ouça uma boa playlist

Uma seleção perfeita de músicas é capaz de triplicar sua produtividade e ainda melhorar seu humor. “Estudos comprovam que as batidas nos estimulam a ter mais energia, seja no trabalho ou no treino”, conta o especialista. Reserve um fim de tarde para criar aquela playlist de dar inveja – aliás, monte uma para quando você estiver estudando, outra para quando for à academia ou quando você quiser relaxar em casa.

Faça terapia

Visitas regulares a um profissional ajudam – e muito – a processar as emoções e sentimentos do dia a dia. “O cuidado com a saúde mental tem um papel essencial na prevenção de problemas, no tratamento de transtornos psicológicos e na melhora de limitações comportamentais”, diz Yuri. A terapia é uma ótima opção se você está buscando se entender melhor e evoluir em diversas áreas da vida.

>> Conheça o Planejamento de Estudos mais querido do Brasil <<


Com informações do Portal MSN / Aprova Concursos

Deixe uma resposta