8 métodos que os psicólogos usam para se livrar do estresse

Os psicólogos são especialistas que nos ajudam a resolver problemas, superar os medos e resolver os nossos sentimentos para que possamos ser tranquilos e saudáveis. Mas eles também são seres humanos e às vezes eles também precisam lidar com o estresse. Vamos lhe contar alguns métodos que até profissionais usam para ajudar a reduzir o estresse.



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8. Anote tudo o que vier à mente.

John Duffy, um psicólogo clínico e autor de um livro sobre educação de adolescentes, diz: “Para reduzir o estresse, faço anotações. Pensamentos, situações, relacionamentos com pessoas, ideias de artigos. Eu escrevo e estruturo tudo o que me vem à mente. Este processo criativo é realmente útil porque nos esquecemos dos problemas, nossa cabeça fica clara, a tensão diminui. Depois disso, posso ver as coisas de uma perspectiva diferente”.

7. Seja exigente ao comprar ingredientes para um prato que você deseja cozinhar.

O psicoterapeuta, escritor e professor Jeffrey Sumber usa estes métodos para lidar com o estresse:

“Quando me sinto deprimido, gosto de comer. Mas deve ser comida saudável ou um prato que nunca fiz antes. Passo muito tempo passeando pela loja, escolhendo os ingredientes. Então, eu os corto com cuidado, preparo o molho e como lentamente o prato. Muitas vezes, posto os resultados no Facebook para deixar meus amigos com inveja!”.

6. Aperte todos os seus músculos.

O psicoterapeuta estadunidense Kevin Chapman usa um método de relaxamento muscular progressivo que foi desenvolvido em 1920.

A ideia é simples: após qualquer forte tensão, um forte relaxamento se segue. Isso significa que você precisa apertar seus músculos por 10 segundos e depois se concentrar na sensação de relaxamento por 20 segundos.

Existem 200 exercícios para todos os grupos musculares no total. Não se esqueça de prestar atenção a cada grupo muscular.

5. Reagir corretamente ou não reagir.

A psicóloga Susan Krauss Whitbourne não luta contra o estresse. Ela tem um mantra especial que ela repete quando ela entra em uma situação estressante. Ela diz: “Não posso mudar a situação, mas posso mudar minha reação”.

Uma reação positiva a uma situação negativa ajuda a evitar o estresse e até mesmo obter alguma experiência se você tratá-la como um desafio. Você também pode aprender com seus erros.

4. Pare o fluxo de seus pensamentos.

“Para! Eu vou pensar nisso das 18h às 19h.”

O psicólogo Martin Seligman recomenda um método fácil e popular que ajuda a limpar a cabeça.

Bata suas mãos e grite “Pare! Penso nisso mais tarde!”. Você também pode usar um elástico em seu pulso e estalá-lo ou beliscar-se sempre que você começar a pensar em algo que não está beneficiando você naquele momento. Use esses truques para interromper o ciclo de pensamentos e adiar um problema por um tempo. Em seguida, tente mudar sua atenção para um objeto extraordinário ou um exercício.

3. Passe uma hora em seu hobby e coisas que você gosta.

O psicoterapeuta Amy Przeworski recomenda ter um período de tempo em que você pode fazer o que quiser. Leia, desenhe, cozinhe, faça exercício – o que faz você feliz. Sem trabalho, sem responsabilidades, sem pensamentos negativos, não deve haver nada que deixe você chateado.

2. Estimule seus nervos.

Toni Bernhard sugere um método incomum, mas eficaz, baseado na fisiologia.

Esfregue seus lábios com o dedo indicador. Este movimento toca os nervos localizados na superfície dos lábios que estimulam o sistema nervoso parassimpático e ajudam você a se acalmar.

1. Experimente diferentes métodos clássicos.

Claro, existem maneiras clássicas de eliminar o estresse que funcionam bem.

Por exemplo, a psicóloga clínico e autor do livro Vivendo com depressão Deborah Serani tenta dar ao seu corpo tudo o que precisa. “Eu uso tudo o que toca meus sentimentos. Por exemplo, posso sentar no meu carro e ouvir jazz no rádio, desenhar, relaxar na banheira de hidromassagem ou desfrutar de chá delicado e saboroso”.

A terapeuta Joyce Marter usa um método que é comum entre os membros do AA: para limpar seus pensamentos, você precisa fazer algo útil. Por exemplo, limpe o espaço de trabalho, lave os pratos, e assim por diante. A regra principal é que deve ajudar a desviar sua atenção e deve distraí-lo de pensar o que quer que esteja estressando você.

A psicóloga Susan Newman pensa que não existe um antidepressivo melhor do que nossos amigos. E a doutora Stephanie Sarkis se volta para ioga, esportes, ou simplesmente descansar e dormir.

O conceito principal

O conceito principal de se livrar do estresse é distanciar-se do problema por um tempo. E, quanto melhor você conseguir fazer, mais rápido você vai se recuperar e estar pronto para novos desafios.

Fonte: Você Sabia

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