>> Garanta seu Planejamento de Estudos clicando aqui <<



Foi publicada, no Diário Oficial da União, a portaria com as regras do concurso Diplomata 2018. O documento, assinado pelo Ministro das Relações Exteriores, prevê o oferecimento de 26 vagas.

O Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD) é organizado pelo Instituto Rio Branco, órgão vinculado ao Ministério das Relações Exteriores.

Após a aprovação no concurso, os aprovados passam por um Curso de Formação, com duração de três a quatro semestres, antes de ingressar na carreira. A remuneração inicial do cargo é de R$ 18.059,83.

O documento trouxe uma série de informações importantes sobre o novo concurso. Segundo a portaria, a publicação do edital e a realização da primeira prova devem ser feitas em um intervalo de, no mínimo, 45 dias entre si.

Confira abaixo a íntegra da portaria:

concurso diplomata

Requisitos

Para o ingresso na carreira, é necessário ter a idade mínima de 18 anos e diploma de curso superior em qualquer área de formação.

Remuneração da carreira

A carreira diplomática se organiza em seis classes. O candidato convocado para o Curso de Formação do Instituto Rio Branco passa a receber o subsídio de Terceiro Secretário:

concurso diplomata

Fases do concurso Diplomata 2018

O Concurso de Admissão à Carreira Diplomática DE 2018 será organizado em três fases:

primeira fase terá caráter exclusivamente eliminatório e consistirá em uma prova objetiva contendo as seguintes disciplinas.

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Inglesa;
  • História do Brasil;
  • História Mundial;
  • Política Internacional;
  • Geografia;
  • Noções de Economia;
  • Noções de Direito e Direito Internacional Público.

segunda fase do concurso, eliminatória e classificatória, consistirá em duas provas escritas, uma de Língua Portuguesa e outra de Língua Inglesa.

terceira fase, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por provas escritas das seguintes disciplinas:

a) História do Brasil;

b) Geografia;

c) Política Internacional;

d) Noções de Economia;

e) Noções de Direito e Direito Internacional Público;

f) Língua Espanhola e Língua Francesa.

O último concurso Diplomata

O último CACD teve o seu edital publicado em junho de 2017 e ofereceu 30 vagas para a classe inicial da carreira (3º secretário). O certame foi organizado pelo Cebraspe/Cespe.

A primeira fase do concurso foi realizada nas capitais dos 26 estados do país e no Distrito Federal. As fases seguintes foram aplicadas apenas nas capitais com candidatos aprovados.

Das 30 vagas oferecidas, 6 foram reservadas para candidatos negros e 2 para pessoas com deficiência. 22 vagas foram oferecidas para a ampla concorrência.

A organização do certame seguiu os moldes do previsto na nova portaria do CACD. Confira abaixo como foram as provas do último concurso.

Primeira fase

Com duração total de 3 horas 30 minutosesta prova foi composta por 73 questões com 4 itens cada que deveriam ser julgados como certos ou errados, distribuídos entre as disciplinas da seguinte forma:

concurso diplomata

Para as questões assinaladas de acordo com o gabarito, era atribuído 0,25 ponto, para as não assinaladas não se atribuía pontuação e para as questões em desacordo com o gabarito, descontava-se 0,25 ponto.

Segunda fase

As provas escritas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa foram aplicadas em datas distintas, com duração de 5 horas cada. Confira abaixo como foi cada prova:

Língua Portuguesa

concurso diplomata

Língua Inglesa

concurso diplomata

Para ser aprovado nesta fase, era necessário atingir a nota mínima de 6o pontos na prova de Língua Portuguesa e de 50 pontos na prova de Língua Inglesa.

Terceira Fase

Composta por seis provas escritasesta fase do certame foi aplicada em três dias, nos turnos da manhã e da tarde, com duração máxima de 4 horas cada. Veja a distribuição de provas e pontos:

concurso diplomata

Para ser aprovado nesta fase, o candidato deveria atingir a pontuação mínima de 36o pontosno somatório total das provas.

►Data prevista: 2018
►Vagas: 26
►Lotações: Brasília
►Banca: a definir
►Escolaridade: Nível Superior

Edital 2017 : Edital Concurso Diplomata 2017

Fonte: Estratégia Concursos

Chat online