Certame oferta 279 vagas para o Curso de Formação de Sargentos 2019.

Foi divulgado recentemente o novo edital para a abertura das inscrições do concurso público da Força Aérea Brasileira, a FAB. No total, são ofertadas 279 oportunidades para admissão no exame do Curso de Formação de Sargentos, sendo o início das aulas no segundo semestre de 2019.

As vagas são para as seguintes especialidades: Controle de Tráfego Aéreo, Aeronavegantes e Não-Aeronavegantes.

E se você ficou curioso e quer mais informações sobre como fazer para participar, fique ligado. Nós te damos todas as dicas para não ficar de fora.

Quem poderá participar?

Podem participar do certame os candidatos que atenderem a alguns pré-requisitos impostos para a seleção. Sendo assim, em primeiro lugar, os participantes precisam ter formação em nível médio completo e idade mínima de 17 anos e máxima de 25 anos (isso até o dia 31 de dezembro de 2019).

Sobre as vagas

Há vagas que são destinadas somente para perfis do sexo masculino. No total, são 30 oportunidades para as áreas de Guarda e de Segurança.

Já para ambos os sexos, as lacunas a serem preenchidas são nas seguintes especialidades: Eletricidade e Instrumentos (18 vagas), Comunicações (14 vagas), Estrutura e Pintura (8 vagas), Foto Inteligência (8 vagas), Meteorologia (8 vagas), Informações Aeronáuticas (8 vagas), Suprimento (12 vagas), Cartografia (6 vagas), Bombeiro (18 vagas), Eletromecânica (10 vagas), Desenho (5 vagas), Controle de Tráfego Aéreo (128 vagas) e Metalurgia (6 vagas).

Durante o período em que será realizado o curso, o estudante estará sujeito a um regime escolar EEAR, fazendo jus a uma remuneração fixada por lei para um aluno de Escola de Formação de Sargentos. Além disso, ainda terá direito exclusivo para si à alimentação, fardamento, alojamento e assistência dentária e médico-hospitalar.

Uma vez concluído o curso, o participante será declarado como Terceiro Sargento, com uma remuneração fixa de R$ 3.825. Esse valor é calculado por uma tabela oficial referente à remuneração de todos os militares.

Sobre as inscrições

As inscrições somente terão início no próximo dia 12 de agosto, às 10h (horário de Brasília). Essas seguirão até 10 de setembro, às 15h.

Para participar, é muito simples. Basta acessar o site da organizadora, no endereço eletrônico http://ingresso.eear.aer.mil.br.

Para efetivar a inscrição, será necessário realizar o pagamento de uma taxa no valor simbólico de R$ 60.

Sobre o processo seletivo

Para o certame, serão aplicadas provas escritas com questões sobre os temas de matemática, língua portuguesa, física e língua inglesa. Além disso, ainda será realizada uma inspeção de saúde, teste para a avaliação de condicionamento físico, exame para a aptidão psicológica e uma validação documental.

A data prevista para a realização da prova escrita é dia 25 de novembro, às 9h40. As cidades em que elas serão aplicadas são: Recife (PE), Belém (PA), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Canoas (RS), Campo Grande (MS), Santa Maria (RS), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Manaus (AM). A confirmação de todos os locais será feita até 30 de outubro.

Em relação aos gabaritos preliminares, eles serão divulgados em 26 de novembro. Os gabaritos oficiais somente sairão em 18 de dezembro, no mesmo portal já divulgado para as inscrições.

A Formação de Sargentos da Aeronáutica será ministrada em Guaratinguetá, em São Paulo, sendo ministrado sob um regime militar de internato. Sua duração é de aproximadamente dois anos, abrangendo as instruções em Campos Militar, Geral e Técnico-Especializado.

Sobre a validade do curso de formação, essa irá expirar cinco dias corridos, contando a partir da data subsequente relacionada ao cumprimento da Concentração Final.

Portanto, não perca tempo e se inscreva já. Essa é sua grande oportunidade de construir uma carreira de sucesso na área almejada.

Por Kellen Kunz

Fonte: Concursos Atuais

Chat online