>> Garanta seu Planejamento de Estudos clicando aqui <<

Uma das disciplinas que mais gera complicações entre os candidatos a concurso público é Administração, ou Noções de Administração, como normalmente é citado nos conteúdos programáticos. Por isso resolvi fazer este artigo completo mostrando como escolher os melhores livros de Administração para Concurso.

Além de estabelecer critérios objetivos para escolher um bom livro, vou indicar dois livros que considero os mais adequados para estudar Administração para o seu concurso público, após ouvir opiniões de candidatos que acompanho e verificar a qualidade dos principais livros do mercado.

Caso surja qualquer dúvida ao longo do artigo, deixe um comentário para que possamos dialogar e esclarecer o que for necessário.

Vamos nessa!

Livro, apostila ou curso?

Livro, curso e apostila de Administração

Já falei aqui sobre como escolher as melhores apostilas e os melhores cursos para o seu concurso público. Muita gente, entretanto fica com a dúvida: estudo através de livros, apostilas ou cursos?

Apostilas e cursos feitos especificamente para o seu concurso tem a grande vantagem de lhe dar exatamente o que você precisa para a aprovação.

Esses materiais trazem o conteúdo programático sob medida para o seu concurso, garantindo uma otimização de tempo importante.

Então, qual a vantagem de estudar com um livro?

Caso seu concurso traga Noções de Administração como uma disciplina específica que tem peso especial na sua prova, ter um livro para sair da média na preparação é uma boa estratégia.

Também pode ser o caso de você querer um conteúdo mais detalhado, que traga todas as nuanças dos temas que caem na prova – isso um bom livro de administração vai te dar com bastante qualidade.

Conheço candidatos que fazem com sucesso a combinação de materiais: além de ter uma apostila completa, escolhem os melhores livros de disciplinas centrais do concurso.

Se você se encaixa em algum desses critérios, é importante, sim, adquirir um livro para estudar.

O autor do seu livro de Administração

Professor de Administração para Concurso

Tome muito cuidado: atualmente escrever um livro é um processo relativamente simples, mas há muita gente pouco preparada para escrever com qualidade esse tipo de obra.

É arriscado estudar por um livro que possui choques doutrinários com o que é cobrado nos concursos, fazendo com que você erre questões. Por isso, cheque quem é o autor do seu livro. Alguns critérios básicos:

  • Qual a formação dele?
  • Quantos livros ele já publicou na área?
  • O que os leitores falam dos livros que ele já publicou?

Busque um autor que tenha reputação, experiência e qualificação.

Editoração e organização do livro

Estrutura do Livro de Administração

A rotina de preparação para um concurso público exige disciplina e organização. O material que você escolhe para estudar também deve ser organizado, com cores, marcações e espaços que facilitem a leitura.

Seu cérebro consegue assimilar mais e melhor o conhecimento em materiais bem feitos, bem divididos, com subtítulos, tabelas e palavras destacadas adequadamente.

Além disso, é importante que os capítulos tenham uma divisão parecida com a do edital do seu concurso – ou você não conseguirá se organizar nos estudos.

Aqui, vai uma dica: os autores mais consagrados geralmente publicam em boas editoras, que têm essa preocupação com a organização do conteúdo do livro.

Livro de Administração feito para concurso

Livro de Administração feito para concurso público

Nem sempre isso é possível, mas se você encontrar livros de Administração que foram escritos para candidatos a concurso público, a vantagem é muito grande.

A linguagem e a estrutura do livro geralmente é adaptada para a nossa realidade, deixando mais fácil a compreensão dos conteúdos.

Esse não é um requisito absoluto, pois muitas vezes os melhores livros não são feitos para concurseiros. Mas às vezes é possível encontrar boas obras com este perfil.

Os 2 melhores livros de Administração para Concurso

Baseado nos critérios acima, em opiniões de candidatos que acompanho e em análises que fiz das obras existentes no mercado, selecionei dois livros de Administração que podem lhe ajudar muito na sua preparação. Confira:

Administração Geral e Pública: Provas e concursos – Idalberto Chiavenato

Administração Geral e Pública - Chiavenato

Se você já estudou Administração sabe que Idalberto Chiavenato é uma referência indispensável para a área no Brasil.

Olha o currículo resumido do cara: Doutor e Mestre em Administração pela City University of Los Angeles-CA, EUA, especialista em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, graduado em Filosofia/Pedagogia, com especialização em Psicologia Educacional pela USP e em Direito pela Universidade Mackenzie.

Não há dúvidas de que é um grande mestre na área de Administração. Se você quiser um livro de Chiavenato para estudar para o seu concurso recomendo “Administração Geral e Pública: Provas e concursos“.

Trata-se de um livro que fala de Administração Geral (ou Noções de Administração), mas também de Administração Pública, outra disciplina central em muitos concursos públicos. Melhor: o livro é realmente feito para concurseiros.

Veja como está dividido o livro:

  1. Abordagens da Administração.
  2. Evolução da Administração Pública no Brasil e no Mundo.
  3. Gestão de Pessoas.
  4. Comportamento Organizacional.
  5. Novas abordagens da Administração.
  6. Processo Administrativo.
  7. Organizações Sociais, Agências Executivas e Agências Reguladoras.
  8. Princípios da Administração Pública.
  9. Simuladão.

No final de cada uma dessas partes você poderá responder questões diretamente ligadas ao tema do capítulo. É, realmente, uma obra diferenciada: para quem quer concorrer em alto desempenho num concurso.

Administração Geral para Concursos – Rodrigo Rennó

Administração Geral - Rodrigo Rennó

Uma outra excelente opção é o livro “Administração Geral para Concursos“, do professor Rodrigo Rennó. Rodrigo é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Ministério do Planejamento, graduado em Administração e pós-graduado em Gestão Administrativa e Marketing.

Embora não tenha um currículo tão vasto quanto o de Chiavenato, ele tem um grande diferencial: é professor experimentado de Administração – participando de cursos e publicando obras na área desde 2010.

O livro dele conta com os seguintes capítulos:

  1. Evolução das teorias administrativas.
  2. Clima e cultura organizacional.
  3. Planejamento das organizações.
  4. Estratégia.
  5. Estrutura Organizacional.
  6. Motivação.
  7. Liderança.
  8. Controle.
  9. Coordenação.
  10. Comunicação.
  11. Gestão da Mudança Organizacional.
  12. Gestão de Conflitos.
  13. Organização, Sistemas e Métodos.
  14. Gestão da Qualidade.
  15. Gestão do Conhecimento.
  16. Processo Decisório.
  17. Trabalho em Equipe.
  18. Gestão de Pessoas.
  19. Gestão por competências.
  20. Recrutamento e seleção de pessoas no serviço público.
  21. Gestão do Desempenho.
  22. Treinamento e Desenvolvimento.
  23. Gerência de Projetos.

Como você pode ver, o livro é extremamente bem dividido – e conta com subdivisões bem detalhadas em cada um desses capítulos.

Além disso, todos os capítulos têm questões comentadas para você entender qual abordagem deve adotar em cada uma delas. Incrível, não é mesmo?

O que aprendemos neste artigo

Hoje vimos com detalhes como escolher os melhores livros de Administração para Concurso. Estabelecemos critérios objetivos para selecionar os livros que podem nos ajudar numa preparação de qualidade.

Além disso, vimos indicações de dois livros de qualidade que se destacam no mercado, de acordo com os critérios que citamos ao longo do texto.

Fonte: Segredos de Concurso

Chat online