>> Garanta seu Planejamento de Estudos clicando aqui <<



Veja o enunciado geral e na sequência a questão:

Os itens a seguir apresentam, de forma consecutiva, os períodos que compõem um parágrafo adaptado do texto Como se identificam as vítimas de um desastre de massa, de Teresa Firmino (Internet: <www.publico.pt>). Julgue-os quanto à correção gramatical e à coerência e à coesão textual.

Questão 7: E quando as temperaturas são muito elevadas, a partir dos 400 ºC, o material genético dos ossos também fica destruído, pois a parte orgânica do osso é destruída.

 

A banca deixou como gabarito preliminar correto, porém gostaria de salientar que este período é iniciado com a conjunção coordenativa aditiva “E” e em seguida há a oração subordinada adverbial temporal “quando as temperaturas são muito elevadas, a partir dos 400 ºC”, que está intercalada. Assim, deveria ter havido o emprego de vírgula separando tal oração intercalada da seguinte forma:

E, quando as temperaturas são muito elevadas, a partir dos 400 ºC, o material genético dos ossos também fica destruído, pois a parte orgânica do osso é destruída.

Com isso, o gabarito deveria ser errado.

Peço a vocês, meus amigos, que entrem com recurso, pois isso abre margem a entendimentos gramaticais equivocados para próximos concursos. Houve um claro vício gramatical e a banca, bem como ocorre com alguns alunos em discursivas, acabou se esquecendo de inserir a vírgula abrindo a oração intercalada. Conto com a ajuda de vocês enviando o recurso.

Fonte: Estratégia Concursos

Chat online