>> Garanta seu Planejamento de Estudos clicando aqui <<



Quem aguardava os cartões de inscrição do ENEM 2018 já pode consultá-los no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A liberação foi feita no último sábado (20) e atraiu a atenção dos candidatos pois os cartões trazem os locais onde cada um realizará o exame, marcado para os dias 4 e 11 de novembro, com início às 13h30.

Além do local de provas, o documento traz as informações pessoais do participante, número de inscrição, opção de língua estrangeira, de atendimento diferenciado e/ou específico e de recursos de acessibilidade, se for o caso.

Para fazer a consulta do cartão de inscrição, o estudante deve acessar a Página do Participante, no portal do Inep, ou o aplicativo do Enem 2018 e inserir o número do CPF e a senha.

Segundo o Edital do Enem, os participantes devem levar, obrigatoriamente, um documento de identidade legível e em bom estado de conservação e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

No ato da inscrição, os candidatos escolheram o município do local de prova, além da opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) para as cinco questões que estarão dentro do bloco de Linguagens, cuja aplicação está marcada para 4 de novembro de 2018. No mesmo dia, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e a Redação. Já no dia 11 do mesmo mês, os estudantes serão submetidos aos blocos de Matemática e Ciências da Natureza.

A expectativa é que cerca de 5,5 milhões de estudantes participem das provas do Enem 2018, em 1.725 municípios brasileiros.


De olho no relógio

O Inep recomenda aos participantes chegar com antecedência ao local da prova. Os portões serão fechados 30 minutos antes do início das provas, ou seja, às 13h.

Como o início do horário de verão está marcado para o primeiro dia de provas, os participantes devem redobrar o cuidado para não chegarem atrasados. Considerando que o horário que rege a aplicação das provas é o de Brasília, o fechamento dos portões será feito nos seguintes horários:

13h: estados do Sul, Sudeste e Goiás e Distrito Federal
12h: estados do Nordeste e Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amapá
11h: Amazonas, Rondônia e Roraima
10h: Acre

Veja como a prova do Enem está organizada para os dois dias de aplicação:

04/11, das 13h30 às 19h

– 45 questões de Ciências Humanas
– 45 questões de Linguagens e Códigos
– Uma Redação

11/11, das 13h30 às 18h30

– 45 questões de Ciências Humanas
– 45 questões de Matemática

Resultado do ENEM 2018

O resultado do Enem 2018 será publicado no dia 17 de janeiro de 2019.

O Enem é obrigatório para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma que substitui vestibulares de instituições públicas de ensino por todo o país. A pontuação do Enem também é um dos pré-requisitos para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para conseguir bolsas de estudos no Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Fonte: Alerta Concursos

Chat online