Modelo básico de contrato de licenciamento de direitos autorais de fotografias turísticas


🌟 Aulas gratuitas em nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC1ic6jp7djIkfvXBpF98kCQ 🌟

Segue um modelo básico de contrato de licenciamento de direitos autorais de fotografias turísticas:


 

CONTRATO DE LICENCIAMENTO DE DIREITOS AUTORAIS DE FOTOGRAFIAS TURÍSTICAS

PARTES:

LICENCIANTE: [Nome Completo], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], portador(a) da Cédula de Identidade nº [número do RG], inscrito(a) no CPF sob o nº [número do CPF], residente e domiciliado(a) na [endereço completo].

LICENCIADO: [Nome Completo ou Razão Social], [nacionalidade ou natureza jurídica], [estado civil ou forma de constituição], [profissão ou ramo de atividade], portador(a) da Cédula de Identidade nº [número do RG ou representante legal], inscrito(a) no CPF/CNPJ sob o nº [número do CPF/CNPJ], residente e domiciliado(a) na [endereço completo ou sede].

CLÁUSULA PRIMEIRA – DO OBJETO

O presente contrato tem como objeto a licença de uso das fotografias de propriedade do LICENCIANTE, especificamente [descrever brevemente as fotos, por exemplo: “fotografias de paisagens do litoral nordestino”].

CLÁUSULA SEGUNDA – DA LICENÇA

O LICENCIANTE concede ao LICENCIADO o direito não exclusivo de utilizar as fotografias especificadas para [finalidade, por exemplo: “publicação em material promocional de agência de turismo”]. A licença é concedida por [período, por exemplo: “24 meses”], sendo vedada a sublicenciação ou a cedência a terceiros sem prévio consentimento escrito do LICENCIANTE.

CLÁUSULA TERCEIRA – DA CONTRAPRESTAÇÃO

Em contrapartida ao licenciamento, o LICENCIADO pagará ao LICENCIANTE o valor de R$ [valor], através de [forma de pagamento, ex: “transferência bancária para a conta nº XXX, agência YYY, banco ZZZ”].

CLÁUSULA QUARTA – DAS OBRIGAÇÕES E LIMITAÇÕES

O LICENCIADO se compromete a:

  1. Não alterar, editar ou modificar as fotografias sem a expressa autorização do LICENCIANTE.
  2. Creditar as fotografias ao LICENCIANTE em todas as utilizações, através da menção “[Nome do LICENCIANTE] – Direitos Reservados”.

CLÁUSULA QUINTA – DA RESCISÃO

O presente contrato poderá ser rescindido por qualquer das partes em caso de descumprimento de qualquer de suas cláusulas, sem prejuízo de indenização por perdas e danos.

CLÁUSULA SEXTA – DO FORO

Fica eleito o foro da comarca de [cidade], para dirimir quaisquer dúvidas ou conflitos decorrentes deste contrato, com renúncia a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

E, por estarem de acordo, as partes assinam o presente contrato em 2 (duas) vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

[Local], [data].


LICENCIANTE LICENCIADO


Testemunha 1: [Nome completo], RG nº [número]


Testemunha 2: [Nome completo], RG nº [número]


Este é um modelo básico e genérico. É essencial que ambas as partes consultem um advogado especializado em Direito Autoral para garantir que o contrato atenda a todas as necessidades e particularidades do caso.

Fonte: Juristas

Deixe um comentário